Home
Filhotes
Dicas
Reservas
Suporte
Contato
cuidados filhotes
utencílios filhotes

Os cuidados com o filhote

Os filhotes são animais que estão em fase de desenvolvimento, e é nessa época que adquirem aprendizados e hábitos. Portanto devemos desde filhote acostumar nossos animais com banhos, limpezas dentárias, limpezas de ouvidos e consultas periódicas ao médico veterinário.

Produtos e utencílios:

O novo membro da família chegou! e será preciso preparar o ambiente para recebe-lo, algo para aquece-lo, como uma caminha ou um tapete que sirva de isolante térmico, comedouro e bebedouro de alumínio(com peso), rasqueadeira, pente ou escova se o filhote escolhido tiver pelagem longa, coleira e guia, shampoo neutro para filhotes e um brinquedo resistente de borracha.

banhos maltes e bulldog filhotes
dentes filhote bulldog-maltes

Banho

Recomenda-se um banho a cada 15 a 20 dias, isto depende do local onde o animal fica. Sempre utilizar protetores de ouvido, local não escorregadio, e banho no horário mais quente do dia e shampoo próprio para cães, secagem com toalha e secador são necessários.

No caso do bulldog inglês dê muita atenção a secagem, pois a raça tem a pele sensível a umidade.

Dentes

Utilizar o Kit dental encontrado em pet shop, composto de dedeira, pasta própria para cães e escova. O ideal é acostumar o cão desde filhote e escovar todos os dias, se não for possível pelo menos duas vezes por semana.
Administrar biscoitos para cães, ossos artificiais (vendidos em pet shop). Nunca administrar ossos verdadeiros, e alimentos que não sejam próprios para os animais.
Os cuidados dentais previnem tártaro, cáries e mau hálito.
ouvidos maltes-buldog
nutrição filhotes de maltês e bulldog inglês

Limpeza dos ouvidos

Limpar os ouvidos do animal pelo menos duas vezes por semana, com produtos próprios como Epiotic® ou Dermo Kleen®, para prevenir a inflamação dos condutos auditivos (otite).

Obs: Atenção especial na limpeza do ouvido do maltês, e atenção nos banhos para que não entre água no conduto auditivo, malteses tem facilidade para inflamações de ouvido, já que seu ouvido e orelhas tem pelos em abundância tornando sucetível a umidade.

Nutrição
Uma nutrição adequada é um fator determinante para um correto desenvolvimento do filhote e propicia condições para uma excelente saúde geral e desempenho futuro. Sempre administrar ração comercial(indicada pelo criador), pois esta contém todos os nutrientes essenciais tanto em quantidade como qualidade.
Nunca fornecer restos de refeições, doces, massas e jamais administrar suplementos nutricionais, como minerais (cálcio, fósforo, vitaminas), pois esses suplementos prejudicam o desenvolvimento ósseo do filhote, levando a problemas futuros. Durante o desenvolvimento do animal é necessário que haja um acompanhamento veterinário, para avaliar-se o peso, condição corporal, dieta e método alimentar.
CUIDADOS COM SEU FILHOTE MALTÊS
CUIDADOS COM SEU FILHOTE BULLDOG
Manual completo de como receber e cuidar do seu filhote de bulldog inglês e maltês você encontra nos links abaixo para download: